Últimas notícias

  • Início > Notícias > Encontro público reúne jovens, familiares e educadores do Programa Jovens Urbanos no GAMT
  • Encontro público reúne jovens, familiares e educadores do Programa Jovens Urbanos no GAMT
    20 de outubro de 2014





    Encontro público promovido pelo GAMT – Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos, por meio do Programa Jovens Urbanos, reuniu no último sábado na sede da Instituição educadores, familiares, parceiros e jovens atendidos pelo programa em Caçapava. A ação teve como objetivo apresentar à comunidade o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos jovens durante o percurso de formação na segunda edição do Jovens Urbanos, que teve início em março deste ano.

    Exposição de fotografias, apresentação teatral e intervenção artística marcaram a programação do evento, que foi desenvolvido pelos próprios jovens com o acompanhamento dos educadores.

    Os trabalhos apresentados foram produzidos durante o Módulo Experimentações, realizado entre 20 de agosto e 2 outubro. Neste período os jovens participaram de 40 horas de atividades em linguagens como artes, multimeios, comunicação e intervenção urbana.

    O objetivo das experimentações é proporcionar aos jovens inscritos no programa o contato com diferentes linguagens tecnológicas e artísticas. As experimentações foram ministradas por profissionais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

    “Foi ótimo ver a participação deles aqui. É um projeto que incentiva a participação dos jovens, achei muito bom”, disse Ângela Maria de Deus Paula, mãe da jovem Aline Maria.

    Já para Evanilde Margareth de Souza, avó da jovem Ana Carolina, foi comovente ver a neta participando da programação. Ela fez parte do grupo que apresentou intervenção artística unindo linguagens como pintura, música e poesia. “A Carol era muito fechada, a partir do momento que começou a participar do programa, ficou mais aberta, sempre volta para casa [depois das atividades] com uma novidade, então a gente incentiva a participação dela”, disse. A avó confessa que ficou emocionada com o quadro que a neta pintou durante as atividades e lhe deu de presente. “Foi o melhor presente que ganhei”, afirmou ela.

    A programação do Encontro Público começou às 9h, com a exposição fotográfica “Como Vejo Minha Cidade”. Na sequência, os jovens que participaram da experimentação Jogos Teatrais apresentaram a peça “O Assalto Inusitado”; já os jovens que fizeram parte da experimentação “Ponto de Olho” participaram de performance com pintura, poesia e música. O evento terminou com o palco aberto à participação dos jovens, que cantaram e leram poesias.

    Para o coordenador do Programa Jovens Urbanos em Caçapava, Fredy Matos, o evento cumpriu o seu objetivo. “Participar do encontro público e presenciar a participação dos jovens é ter a certeza de que o protagonismo é inerente à juventude”, disse ele.

    Sobre o Programa Jovens Urbanos – O programa caracteriza-se por um conjunto de ações de formação para jovens na faixa etária de 16 a 21 anos. O objetivo é expandir o repertório sociocultural dos jovens atendidos, contribuindo para a permanência, retorno e conclusão da educação básica, além de gerar oportunidades para participação na vida pública e inserção no mundo do trabalho. Em Caçapava, o programa é realizado pelo GAMT em parceria com Fundação Itaú Social, Petrobras, EDP, Instituto EDP, Fibria e Instituto Votorantim, sob coordenação técnica do Cenpec.

    Sobre o GAMT – O Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos é uma ONG que atua há 39 anos em Caçapava desenvolvendo projetos nos segmentos cultura, educação, esporte e cidadania. São mais de 1.000 jovens atendidos por ano. A entidade tem como objetivo o desenvolvimento de ações destinadas a criar oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens possam desenvolver seus talentos.

    Para apoiar esse projeto acesse:  http://gamt.org.br/doe-agora/

    Rua Nações Unidas, 250 - Vila São João Caçapava/SP

    (12) 3652 8015

    Desenvolvido por Loud Design