ESPORTE EDUCACIONAL

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    Veja as publicações que divulgam as ações do Projeto Ponto de Encontro Esporte, uma realização do GAMT com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania.

     REVISTAS

    REVISTA Nº 1

    REVISTA Nº 2

    REVISTA Nº 3

    REVISTA Nº 4

    BOLETINS

    BOLETIM Nº 1 

    BOLETIM Nº 2

    BOLETIM Nº 3

    BOLETIM Nº 4

    BOLETIM Nº 5

    BOLETIM Nº 6

    FOLHETOS

    FOLHETO Nº 1

    FOLHETO Nº 2

    O Projeto Ponto de Encontro Esporte tem por objetivo contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo por meio da prática do esporte educacional, aliadas a atividades educacionais e socioculturais que possibilitem o desenvolvimento da cidadania.

    No período de 2013 e 2014 o Projeto atendeu 440 crianças, adolescentes e jovens com o Patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Esporte e Cidadania.

    Proposto pelo Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos – GAMT  o projeto atenderá 720 crianças e adolescentes das 4 regiões do município de Caçapava no biênio 2015/2016, através da promoção de atividades esportivas olímpicas e paraolímpicas, coletivas e individuais, e contará com a ampliação dos núcleos de atendimento em esporte educacional.

    Paralelamente o Projeto promoverá a difusão da proposta de educação pelo esporte para profissionais de Educação Física e áreas afins, preferencialmente  vinculados as redes publicas de ensino municipal e estadual, através de capacitação direta.

    No projeto, o esporte é o articulador da ação educativa e sua pratica é preponderantemente importante na relação com as atividades de saúde, arte e apoio a escolarização.  As atividades serão organizadas na forma de projetos educativos interdisciplinares que busquem uma unidade com trabalho pedagógico.

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    Capa -REvista

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    Os objetivos gerais do esporte educacional estão alinhados com os 4 pilares da educação:

    Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Ser e Aprender a Conviver visando o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania na busca da transformação social.

    A prática pedagógica deve ensinar o esporte para todos, respeitando a diversidade de gênero, biótipo, raça, etnia. As aulas devem ensinar bem esporte pra todos, considerando a diversidade para desenvolver as habilidades e as táticas esportivas dos alunos e, para além das habilidades esportivas, ensinar mais do esporte, estimulando o desenvolvimento de competências para a inserção social e exercício da cidadania, que implica no desenvolvimento da capacidade de leitura critica do mundo e do próprio esporte nos diferentes contextos em que este se manifesta.

    Os projetos esportivos educacionais devem democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

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    1 – INCLUSÃO DE TODOS: democratização da atividade esportiva, incentivando o acesso de crianças e adolescentes, sem qualquer forma de distinção ou discriminação. Consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, desenvolvendo habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.

    2 – CONSTRUÇÃO COLETIVA: participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte. Sendo assim, é imprescindível que alunos, professores e comunidade sejam co-responsáveis e co-gestores do planejamento, execução, avaliação e continuidade dos programas e projetos.

    3 – RESPEITO À DIVERSIDADE: perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biótipo, níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender na convivência com as diferenças.

    4 – EDUCAÇÃO INTEGRAL: compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.

    5 – RUMO À AUTONOMIA: entendimento e transformação do esporte como fator de educação emancipatória, baseando-se no conhecimento, no esclarecimento e na autoreflexão crítica para superar modelos. Portanto, a autonomia constitui-se na capacidade dos atores sociais em analisar, avaliar, decidir, promover e organizar a sua participação e de outros nas diversas práticas esportivas.

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    Capa-Notinha abre-Projeto Ponto de Encontro Esporte

    Conselho de Acompanhamento

    Tem a missão de ser uma instância de monitoramento e consulta para todos os segmentos que estarão envolvidos no Projeto, garantindo voz aos diferentes participantes do Ponto de Encontro e servindo como instrumento de gestão, tanto para orientações técnicas como institucionais.

    Desempenha importante papel na ampliação da rede de parceiros e no processo de sistematização desta proposta, deve discutir e avaliar o Projeto do ponto de vista da sua gestão e gerenciamento: socializar demandas, promover fluxo de informações e conjugar esforços para alcançar resultados.

    Membros:

    • Representante GAMT
    • Representante Poder Público
    • Representante das Unidades Escolares
    • Representantes das Famílias
    • Representantes das Associações de Bairro
    • Representantes das Universidades
    • Representantes dos Parceiros

    MARIA ELMIRA

    ABRANGÊNCIA:
    Nova Caçapava, Sapé, Vila Santa Isabel e Maria Elmira

    ESCOLA SEDE:
    Maria Aparecida França B. Araújo, Profª 3ª a 8ª – SR – EM
    Honório Ferreira Pedrosa – Parque Residencial Nova Caçapava
    Cep: 12283-010
    Fone: (12)3652-3120

    MODALIDADES:
    Coletivas e Individuais

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
    8h às 11h e das 14h às 17h

    FAZENDO ARTE:
    Dança, Grafite, Teatro e Música.


    CAÇAPAVA VELHA / PIEDADE

    ABRANGÊNCIA:
    Região de Caçapava Velha e Piedade

    ESCOLA SEDE:
    Flair Carlos Oliveira Armany, Dr. 5ª a 8ª – EM
    Nossa Senhora D Ajuda Caçapava Velha
    Cep: 12283-530
    Fone: (12)3652-4841

    MODALIDADES:
    Coletivas e Individuais

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
    8h às 11h e das 14h às 17h

    FAZENDO ARTE:
    Dança, Grafite, Teatro e Música.


    VERA CRUZ

    ABRANGÊNCIA:
    Vila Antonio Augusto, Vera Cruz, Vila Bandeirante, Vila Paraíso, Santa Luzia e Jardim Rafael

    ESCOLA SEDE:
    Daphne Cesar Ghidella Prof. EMEIEF 1ª.a 8./E.Supl
    Marechal Castelo Branco Vila Paraíso
    Cep: 12286-580
    Fone: (12)3653-5738

    MODALIDADES:
    Coletivas e Individuais

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
    8h às 11h e das 14h às 17h

    FAZENDO ARTE:
    Dança, Grafite, Teatro e Música.


    VILA MENINO JESUS

    ABRANGÊNCIA:
    Jardim São José, Parque Eldorado, Iriguaçu, Jardim Panorama, Boa Vista e Vila Meninos Jesus

    ESCOLA SEDE:
    Margarida Maia de A. Vieira, Profª 5ª a 8ª – EM
    Amazonas Parque Residencial Alvorada
    Cep: 12289-368
    Fone: (12)3653-3167

    MODALIDADES:
    Coletivas e Individuais

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
    8h às 11h e das 14h às 17h

    FAZENDO ARTE:
    dança, grafite, teatro e música.

     

    Notinha Capoeira

     

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