Culinária Típica

  • Início > FESTA JUNINA > Culinária Típica
  • A culinária típica do Vale do Paraíba é um dos destaques da programação da  Festa Junina do GAMT. Todos os dias, o evento exibe um diversificado cardápio de sabores. Entre as atrações está o tradicional bolinho caipira, que há 30 anos é destaque na festa. A receita é antiga. Segundo historiadores, data da época da colonização e aos poucos foi ganhando identidade própria em Caçapava.

    O diferencial nesta receita é que a carne, em vez de recheio, entra como tempero da massa do bolinho.

    Outro atrativo da festa é o almoço beneficente que acontecerá aos domingos, nos dias 7 e 14 de junho, a partir das 11h30.

    O cardápio inclui dois pratos típicos da culinária regional. No dia 7, o destaque é o afogado, seguindo a receita tradicional dos tropeiros: um ensopado preparado com carne de vaca e servido com farinha de mandioca. Acompanha arroz branco.

    O prato é característico da cozinha do interior paulista, sendo uma receita muito difundida no Vale do Paraíba, especialmente nas festas religiosas, como a do Divino, em São Luiz do Paraitinga. Historiadores afirmam que o prato teria surgido no século 18, durante as viagens dos tropeiros que cruzavam a região em busca de ouro em Minas Gerais. Além de forte, o prato era de fácil preparo. Mais tarde, foi incorporado ao cardápio das festas populares e religiosas, tornando-se um prato muito apreciado nesses eventos.

    No dia 14, também a partir das 11h30, o almoço da festa terá como prato principal a galinhada.

    Todas as noites, nas barraquinhas espalhadas pela festa, é possível encontrar ainda uma diversidade de outros sabores típicos da região e das celebrações juninas. Destaque para as receitas à base de milho, com curau, bolos e pamonhas. Além de doces, salgados e bebidas como os tradicionais quentão e vinho quente.

    Patrocínio:

    Rua Nações Unidas, 250 - Vila São João Caçapava/SP

    (12) 3652 8015

    Desenvolvido por Loud Design