Últimas notícias

  • Início > Notícias > Inscritos no Programa Jovens Urbanos, do GAMT, desenvolvem projetos de intervenção urbana
  • Inscritos no Programa Jovens Urbanos, do GAMT, desenvolvem projetos de intervenção urbana
    1 de dezembro de 2014





    Inscritos no Programa Jovens Urbanos Caçapava, realizado pelo GAMT, estão concluindo a execução dos projetos de intervenção urbana, atividade que faz parte do processo formativo da segunda edição do programa em Caçapava.

    Os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos jovens nesta última etapa do programa foram submetidos no dia 4 de novembro a uma banca avaliadoraformada por representantes do GAMT, parceiros e educadores.

    No total foram apresentados quatros projetos: “Curativos Urbanos”, que propõe ação de intervenção para chamar a atenção da população para a má conservação de calçadas e ruas do centro de Caçapava; “Espelho, Espelho Meu”, que propõe ação para melhora da autoestima de moradores de Caçapava; “Recicla Jovem”, que aborda a questão do lixo jogado em vias públicas e terrenos no bairro de Nova Caçapava e que propõe ação para conscientizar a população; e “Acolhendo com Slackline”, um projeto que tem por objetivo utilizar o esporte para proporcionar interação entre crianças, jovens e adultos e chamar a atenção para a importância de uma vida saudável.

    A execução dos projetos teve início dia 13 de novembro com a intervenção urbana “Recicla Jovem” em Nova Caçapava. Parte da ação foi desenvolvida na E.E. Professora Maria Aparecida França Barbosa de Araújo” , com palestra e exposição de materiais sobre reciclagem e cuidados com o meio ambiente.

    Para a coordenadora da escola, professora Lucenia de Mello, a ação foi muito positiva para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. “Achei ótimo porque é uma iniciativa de jovens para conscientizar outros jovens”, disse ela.

    “Muito importante porque são jovens falando para outros jovens, o que torna mais fácil a abordagem e também o trabalho de conscientização”, disse a professora Isa Laura.

    Para Tuanny Oliveira, 16 anos, integrante do grupo que desenvolveu o projeto “Recicla Jovem”, o trabalho foi muito positivo no sentido de conscientizar outros jovens para a importância de cuidar do meio ambiente. “Estamos fazendo a nossa parte, passando para outros jovens o que aprendemos”, disse ela..

    Durante a palestra para os alunos da escola o grupo explicou, por exemplo, sobre problemas causados pelo lixo jogado em ruas e terrenos, entre eles inundações e a proliferação de insetos e ratos. Eles ressaltaram ainda que o projeto reutilizou material retirado de ruas e terrenos do bairro, como garrafas e pedaços de madeira, que ganharam novas utilidades.

    Nos dia 19 foi executado o projeto “Curativos Urbanos” com ação na Avenida Coronel Manoel Inocêncio. A atividade consistiu em colocar cartazes, sob a forma de curativos, em buracosnas calçadas chamando a atenção para este problema urbano.

    Neste sábado (29/11), será executado o projeto “Espelho, Espelho Meu”. A ação acontece na Praça da Bandeira, a partir das 8h.

    No sábado seguinte, dia 6, será desenvolvida a ação “Acolhendo com Slackline” no Parque Ecológico da Moçota, a partir das 14h.

    Os projetos de intervenção, ou Projeto Jovem, fazem parte do processo formativo dos participantes do Programa Jovens Urbanos realizado peloGAMTem parceria com Petrobras, Instituto EDP, Fibria, Instituto Votorantim e Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica do Cenpec.

    A segunda edição do programa em Caçapava teve início em março. A inciativa caracteriza-se por um conjunto de ações de formação para jovens na faixa etária de 16 a 21 anos. A formação tem como temas principais a cidade, as culturas em ação na região e as tecnologias contemporâneas, privilegiando a ação combinada desses temas na vida cotidiana dos jovens participantes. As atividades são gratuitas.

    Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no GAMT pelo telefone (12) 3652-8015.

     

    Rua Nações Unidas, 250 - Vila São João Caçapava/SP

    (12) 3652 8015

    Desenvolvido por Loud Design