A Lei da Aprendizagem dita que 5 a 15 por cento dos trabalhadores de empresas de grande e médio porte devem ser aprendizes. Mais que apenas uma lei, o projeto auxilia milhares de jovens todos os anos, e também pode beneficiar muito a sua empresa. Hoje, o GAMT apresenta alguns benefícios que sua empresa pode receber ao contratar um jovem aprendiz.
Leia também:
Adaptação
A contratação de jovens aprendizes pode ser muito benéfica para a cultura empresarial. Como novo contratado, o jovem aprendiz não tem experiência profissional ou treinamento prévio, e por isso, consegue se moldar rapidamente aos valores e ideais da empresa.
O desenvolvimento da cultura empresarial é uma parte muito importante de uma empresa, e o jovem aprendiz pode desenvolver essa cultura e também se capacitar para se tornar um bom funcionário em caso de efetivação.
FGTS reduzido
A contratação de um jovem aprendiz também traz benefícios fiscais. Assim como qualquer contratado pela CLT, os aprendizes também recebem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas são regidos por outra lei. Diferente dos demais trabalhadores, que pagam 8% do FGTS, os aprendizes pagam apenas 2%.
Dispensa do aviso prévio remunerado
Em uma contratação regular, os empregados têm direito de, no mínimo, um mês de aviso prévio. Se, por acaso, o contrato do jovem aprendiz acabar antes do esperado, ele é categorizado como Extinção Automática do Contrato de Aprendizagem. Ao contrário de um empregado comum, a empresa não precisa realizar nenhum procedimento de aviso prévio.
Ausência do pagamento de multa rescisória
De acordo com a lei brasileira, as empresas devem pagar uma multa rescisória para os trabalhadores dispensados. Na multa, qualquer trabalhador dispensado sem justa causa deve receber o saldo do FGTS e uma multa rescisória de 40% desse valor. No contrato de um jovem aprendiz, não há necessidade desse pagamento.
Benefícios sociais
A contratação de um jovem aprendiz também tem grandes benefícios sociais. O programa jovem aprendiz consegue moldar profissionais qualificados e cidadãos conscientes. A inserção de jovens no mercado de trabalho pelo jovem aprendiz consegue elevar a posição econômica desses trabalhadores, e também capacita-os com talentos diversos para o futuro.
Comments