Guia das profissões:
Antes mesmo de conhecermos os números ou de sequer aprendermos a ler e escrever, existe uma profissão que nos guia pelo processo de conhecimento: o professor. Responsáveis por exercerem a função de educadores, esses profissionais são essenciais para o funcionamento do mundo.
Para se tornar um pedagogo, é necessário cursar Pedagogia em uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de licenciatura em Pedagogia tem a duração média de oito semestres, mas algumas universidades podem oferecer a graduação em apenas seis.
Leia também:
O estudante de Pedagogia adquire, durante a sua formação, as ferramentas necessárias para desenvolver o ensino, gerir escolas e garantir a qualidade da educação por onde trabalhar.
Quando formado, o pedagogo pode trabalhar como professor da Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além do ensino básico, o pedagogo ensina sobre Português, Matemática, Geografia, História e Ciências até o quinto ano escolar. Além da posição de professor, os pedagogos podem trabalhar com Gestão Escolar nas escolas.
Fora do ambiente escolar, os pedagogos encontram vagas em diversos lugares, como em organizações não-governamentais, na edição de livros didáticos, na produção de conteúdo educacional, na pedagogia empresarial e em orientação educacional.
Como é a área de Pedagogia no Brasil?
A Pedagogia é a área profissional mais procurada em todo o Brasil. Dados divulgados pelo INEP revelam que, em 2019, 10,4% de todos os ingressantes do ensino superior eram alunos de Pedagogia. A alta procura não é por pouco: a Pedagogia tem uma alta taxa de empregabilidade no país, considerando que cerca de 90% dos graduados estão empregados na área.
Cada curso de Pedagogia no Brasil contém uma orientação diferenciada, mas existem matérias comuns na maioria dos cursos, como:
Filosofia da Educação
Raciocínio Lógico
Didática
Psicologia da Educação
História da Educação
Metodologias de Ensino (Disciplinas: Matemática, Português, Ciências, Geografia e História)
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Políticas Educacionais
Gestão Escolar
Planejamento Educacional
Avaliação Educacional
Educação Inclusiva
Como é estudar pedagogia?
Para entender um pouco mais sobre a vivência na área, o GAMT conversou com Ana Beatriz Guedes, aluna de pedagogia do Grupo Educacional UNIS. Graduanda do penúltimo semestre, a futura professora também cursa História na Universidade Estadual Paulista ‘Júlio Mesquita Filho’ (UNESP).
‘’Sempre fui apaixonada pela área da educação, porém nunca imaginei em fazer Pedagogia. Foi em 2019, quando passei em História que decidi que fazer junto o curso de Pedagogia, e hoje em dia, ao analisar, vejo que foi uma das melhores coisas que fiz’’, declara a estudante.
Ao analisar sua vivência no curso, Ana Beatriz afirma que as matérias da área proporcionam uma grande reflexão sobre a sociedade: ‘’Uma das matérias que mais gostei foi a História da Educação, porque nela é explicado todo o contexto e o decorrer de como a educação é necessária e explica como o conhecimento fora difundido desde os primórdios’’
Por mais que a futura pedagoga não tenha uma área específica em que queira trabalhar, ela deseja muito conseguir uma colocação no mercado trabalhando na sala de aula: ‘’A área de pedagogia que gostaria de seguir seria a de estar sempre dentro da sala de aula, com as crianças. Gestão e administração escolar sei que não é o caminho que procuro’’.
‘’O curso de Pedagogia sofre muito preconceito hoje em dia, por muitos considerarem como um curso fácil ou desnecessário. Eu discordo veemente disso. Sem os pedagogos não teríamos médicos, engenheiros e advogados. A educação é um caminho para uma sociedade melhor’’, finaliza.
Onde estudar?
No Brasil, a maioria das universidades públicas oferecem o curso presencial por meio de vestibulares. Entre elas, estão:
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
Universidade de São Paulo (USP);
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Universidade Federal Fluminense (UFF);
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Universidade Estadual Paulista ‘Júlio Mesquita Filho’ (UNESP).
Diversas universidades privadas também oferecem o curso e são reconhecidas pelo MEC:
Faculdades Integradas Norte do Paraná (UNOPAR);
Anhanguera;
Universidade Paulista (UNIP);
Universidade de Taubaté (UNITAU);
Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).
E aí, se interessou pelo curso e acredita que Pedagogia é a sua cara? Não esqueça de acompanhar o GAMT para mais dicas!
Comments